segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PRESENÇA

Fonte: petragaleria.files.wordpress.com/2007/11/2007...
 
 
Era um fim de tarde. Passeavam pela rua, de mãos dadas, mãe e filha. Ambas sorridentes, a segunda cantarolante, saltitante, segura. A mãe: feliz. O tempo parecia que ia fechar. Mas aquela conversinha das duas segurava a chuva que estava por vir.
A vozinha de criança falante, que experimenta a liberdade de saborear as palavras sem o controle do regimento dos adultos, dirimia o rumo da prosa, com gestos envaidecidos, cheia de si. Dizia que gostaria de ganhar um salto alto de presente de Natal, o que causou riso ao senhor que se mostrava sempre sisudo, sentado naquela mesma esquina.
A falinha rouquinha acrescentava ao pedido uma roupa de princesa, e corrigia o fato do salto alto ser oportuno apenas quando ela crescesse. Então, uma moça que passava na mesma calçada da rua, solapando a inteligência da criaturinha tagarela perguntou-lhe onde estava seu pai.
Tão natural quanto qualquer outro assunto a menininha respondeu “Não tenho. Só tenho o pai do céu.” Surpreendida pela resposta e ainda mais pelo desconcerto da pergunta feita a moça silenciou e baixou os olhos após olhar a mãe da garotinha que lhe sorriu, entendendo o pedido de desculpas no olhar da interlocutora da filha, e sua pequena continuava o diálogo como se nada tivesse interrompido aquele instante entre a pergunta feita e a resposta dada.
Poucos minutos depois mãe e filha caminhavam de volta à casa, felizes, agora com um novo assunto, a moça simpática. A mãe orgulhosa pela presença de espírito da filha, a filha satisfeita com o passeio. E a moça? Como estaria a moça depois daquele breve e ingênuo diálogo, de onde se pode captar despretensiosamente a pureza de uma criança com a mais simples sinceridade?
Certamente a moça pudesse ter pensado que àquela criança faltava um pai, e que se pudesse presentear-lhe-ia no Natal com um. Seria um presente especial. No entanto, sua mãe sabia que a filha era completa e estava certa de que ela conhecia o seu pai, que está presente em todas as suas horas.
 
 
 
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!!

Escreva seu comentário e após análise ele será publicado.

Até!